sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Carpet Diem, design português no tapete

–  AMÁLIA  –

Contemporaneidade, revivalismo e sofisticação num tapete com design português são fortes razões para se perceber o sucesso da marca Carpet Diem, em Portugal, mas sobretudo em países como a França, a Ucrânia, o Canadá, a Inglaterra ou a Alemanha.


Um subtil jogo de palavras com a conhecida expressão latina, que aconselha a aproveitar o momento – carpe diem –, é a ideia essencial em que a marca acredita.  A pianista Carmo Mexia e Nuno Benito, formado em design de moda, são os rostos da Carpet Diem Rugs, empresa que fundaram em 2003 e onde a partir de 2011 começam a desenvolver e a produzir exclusivamente os seus próprios padrões. Para estes dois criadores, a inspiração surge da forma como observam o mundo e as referências a artistas ou personalidades são uma constante no seu trabalho. Os desenhos marcadamente geométricos ou mais orgânicos dos tapetes da Carpet Diem serão, depois de produzidos, o ponto de partida para a criação de um novo ambiente numa casa, numa loja, num novo espaço.



O design exclusivo dos tapetes da Carpet Diem não poderia estar dissociado de uma grande preocupação com a qualidade da lã, com a escolha rigorosa das cores que dão vida a cada desenho assim como com todo o processo de produção. Assim, a lã é proveniente da Nova Zelândia e o fabrico acontece numa empresa familiar no norte da Índia que assegura um trabalho altamente especializado. Carmo Mexia e Nuno Benito quiseram garantir contudo, desde o início, que os tapetes da marca não incluiriam trabalho infantil. Para tal, tornaram-se membros da organização alemã Care & Fair against child labour, uma associação da indústria de tapetes europeia que se dedica justamente à responsabilidade social na arte da tecelagem na Índia, no Nepal e no Paquistão.




A Carpet Diem prima pela qualidade e pelo design a um preço acessível e é intenção do seus criadores que os tapetes da marca possam entrar em qualquer casa. Só é preciso escolher entre os lindíssimos desenhos e cores que distinguem cada tapete, o que melhor se adeqúa à atmosfera que se pretende na decoração de uma casa. A sua, por exemplo :)

Para simplificar a escolha, destaco aqui alguns dos meus preferidos...


–  CAPRI Co2   |   BIARRITZ C04  –


–  AMÉRICO   |   COPACABANA C02  –


–  DUNDEE   |   DELIGHT DELUXE C04  –

–  STELLA   |   FLASH C01  –


[ Créditos: Carpet DiemMáximaArchiproducts | Store  | Archilovers  |  Público  | Notícias Magazine ]


Este não é um post patrocinado. Foi escrito com base na minha opinião e em informação recolhida no site da marca e nos links indicados.



INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...