segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Bloom Lamp :: Design para todos #10




Na natureza encontramos muitos exemplos da influência da luz do sol nos seres vivos, nomeadamente nas plantas e nas flores. Assim, se no caso por demais evidente do girassol, podemos constatar o movimento da flor de acordo com a posição do sol, outros casos há em que as flores se abrem à medida que o sol se põe, a noite cai e a luz diminui. A observação e o conhecimento da natureza possibilitam-nos grandes aprendizagens as quais se tornam, por vezes, excelentes indicações para projetos de design de produto.









A concepção da peça de iluminação que destaco hoje no Design para Todos é um exemplo muito flagrante da transposição de uma evidência do comportamento da natureza face às condições da luz. Constantin Bolimond, designer bielorruso de Minsk, desenhou uma suspensão para iluminação a que atribuiu o sugestivo nome de Bloom Lamp.

Graças à presença de sensores fotossensíveis esta belíssima peça de design liga-se, abre e ilumina o espaço à sua volta assim que deixa de haver luz. O efeito estético e funcional estão muito bem conseguidos e os materiais escolhidos (madeira, plástico e papel reciclado) bem como as cores disponíveis acentuam a beleza e a pureza das linhas deste candeeiro de suspensão que é naturalmente uma excelente peça de design.

Bons projetos, boa semana de trabalho!

[ Créditos: Constantin Bolimond  |  Béhance 1  | Béhance 2  |  Pinterest  |  Ideasgn  ]


INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...