sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A tipografia em papel de Sabeena Karnik

|  DESIGN PARA TODOS  |



Quando olhamos pela primeira vez para um trabalho de Sabeena Karnik é impossível não emitir uma exclamação carregada de surpresa e admiração! A minúcia, o rigor, a perícia, o cuidado manual e a paciência que é indispensável para executar tudo com grande detalhe sobressaem de imediato entre as características do seu trabalho. Sabeena é uma designer gráfica e ilustradora de Mumbai, na Índia, que se especializou na criação de tipografia em papel através de uma técnica manual de grande precisão, obtendo como resultado ilustrações tridimensionais de forte impacto visual.


Sabeena Karnik cria imagens surpreeendentes com tiras de papel de cores diversas de forma exclusivamente manual pelo que todos os seus projetos combinam tipografia com ilustração sem qualquer recurso a meios digitais.





Cada trabalho criativo de Sabeena demora em geral entre 7 a 10 dias até à sua conclusão. Tudo começa com um desenho de base sobre papel. Todas as tiras de papel nas cores escolhidas são cortadas, enroladas, dobradas, curvadas e depois coladas, de acordo com as linhas do desenho que funcionam como guias. No final, Sabeena fotografa o seu trabalho, tirando partido, em estúdio, dos efeitos de luz e sombra produzidos.



Sabeena tem uma verdadeira paixão por papel e o seu desafio maior consiste justamente em explorar todas as suas infinitas possibilidades, apesar das limitações próprias de um material – o papel – que é, em si mesmo, tão frágil. É por isso que Sabeena procura, num exercício muito meticuloso e pensado, evitar correções ao seu desenho inicial, pois qualquer alteração se revela extremamente difícil.



O trabalho criativo de Sabeena reflete as suas características pessoais, tal como ela própria reconhece numa entrevista concedida em novembro de 2015 à revista do grupo Neocha, uma empresa de Shangai que, através dos seus músicos, artistas visuais, programadores e empreendedores se dedica à produção, promoção e divulgação da cultura e da criatividade na Ásia. "Experimentation and taking risks is essential in work and in life, (...) There shouldn’t be any restrictions. There are days when I consider myself to be as delicate and fragile as the papers I work with.", afirma Sabeena Karnik.




...................................................
P R O J E T O
Vários
...................................................
A U T O R
Sabeena Karnik
...................................................
Mumbai [Índia]
...................................................

[ Créditos Sabeena Karnik  | Béhance 1 | Béhance 2 Facebook | Neocha Magazine | Instagram | Pinterest |
This Is Colossal The Inspiration Grid | All Things Paper ]


INSTAGRAM   |  FACEBOOK   |  CONTACTO

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...