quarta-feira, 22 de março de 2017

Há histórias infinitas no traço de Elena

|  ILLUS(A)TRATION  |


Nas linhas do desenho de Elena Odriozola há narrativas que pulsam e saltam das páginas dos livros que ilustra. Há como que uma natureza própria de contar histórias. Um modo natural de deixar fluir o discurso visual em íntima relação com o texto e as suas palavras. As suas personagens transmitem características, qualidades e defeitos, têm espessura e cativam. Prendem o leitor. E são muito belas!

É evidente que nada disto acontece por acaso. O trabalho de Elena Odriozola traduz uma pesquisa profunda sobre a narrativa e um contínuo exercício de exploração e experimentação para chegar ao resultado final. A paleta de cores suaves de Odriozola confere às suas composições um certo lirismo e a delicadeza do seu traço acentua o caráter poético das ilustrações.

Antes de se dedicar à ilustração, Elena Odriozola, que nasceu em San Sebastian (Espanha), em 1967, estudou arte e decoração, e trabalhou em agências de publicidade. Elena tem uma vasta experiência como ilustradora principalmente de livros de literatura infantil e juvenil. O Ministério da Cultura de Espanha distinguiu, em 2015, Elena Odriozola, com o Prémio Nacional de Ilustração.

De seguida partilho um conjunto de imagens desta ilustradora espanhola, identificando algumas delas com os respectivos livros. No final, fico à espera para saber se já conhecíam o trabalho de Elena Odriozola e quais as ilustrações que mais vos prenderam o olhar :)

Marte y las princesas voladoras
MARÍA BARANDA, Fondo de Cultura Económica, (2006)





Aplastamiento de las gotas
JULIO CORTÁZAR, Nórdica Libros, (2008)




La Princesa Ojerosa
JUAN KRUZ IGERABIDE, McMillan, (2009)



Tres Hermanas Ladronas
TXABI ARNAL, OQO, (2007)



Oda a una estrella
PABLO NERUDA, Libros del Zorro Rojo, (2010)




Frankenstein
MARY SHELLEY, Nórdica Libros, (2013)




Outras ilustrações









Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...